sexta-feira, 4 de abril de 2014

Ursinho Elo - Hospital Amaral Carvalho

Esse vídeo está bombando nas redes sociais. Em menos de 48 horas, já ultrapassou a casa dos 20 mil acessos.  O Motivo? Um método criado pelo Hospital Amaral Carvalho para as crianças que estão atualmente em tratamento no hospital,  amenizarem a saudade da família e amigos.

O Hospital Amaral Carvalho, referência da oncologia infantil no Brasil e na América Latina, desenvolveu um "ursinho", carinhosamente batizado como "Elo". Este método, tem como objetivo, tentar amenizar a solidão das crianças que estão isoladas em tratamento no Hospital. Atualmente 30 crianças estão internadas no hospital e já utilizam desta tecnologia do Ursinho.

Mas como Funciona?

O Ursinho Elo foi totalmente adaptado para comportar esta tecnologia. Dentro dele, tem um dispositivo que é semelhante a um celular, é ligado na mão do urso. Cada família, tem o número específico de cada ursinho, e a qualquer momento podem enviar mensagens de voz via o aplicativo "Whatsapp". Estas mensagens são enviadas para uma central, nela, um profissional é responsável por enviar cada mensagem para o devido ursinho.
Estas mensagens ficam armazenadas no dispositivo e para a criança ouvir, basta apenas apertar a mãozinha do urso.

Alejandro Arancibia, oncologista pediátrico, explica os motivos do isolamento das crianças no hospital: " Elas não podem ficar muito tempo em contato com o meio exterior porque estão com a imunidade muito baixa. Os "Elos" são uma porta de contato para quem está lá fora".
Já para a chefe da pediatria do Hospital e especialista em Hematologia, Hemoterapia, Oncologia Clinica, Oncologia Pediatria, Drª Claudia Teresa de Oliveira, este método criado, é um mecanismo de apoio emocional importante para o bem-estar das crianças: "A criança é afastada da sua rotina habitual. Elas sentem falta dos amigos, da escola e esse carinho faz uma enorme diferença na recuperação".

O Vídeo é emocionante e mostra muito bem como as crianças reagiram quando receberam o Ursinho "Elo". 

Click no link abaixo e assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cEZ4Ob1RLo8